Pesquisa Nibelung´s Alliance

sábado, 3 de novembro de 2012

Boudica, Mais que uma Rainha, uma Guerreira


Uma jovem alta, ruiva, com voz muito poderosa e um olhar impiedoso é dessa forma que os Romanos descreveram Boudica, aquela com nome de uma Deusa que representa a Vitória.



Boudica cultuava a Deusa Andraste e casou-se com o Prasutagus, rei da tribo celta Icenos (situada na Grã-Bretanha) e com ele teve duas filhas. Prasutagus tinha um acordo com os romanos, sendo um aliado do Império Romano, mas quando ele faleceu, os romanos não reconheceram Boudica como rainha e chefe da tribo, agindo com grande violência para com os celtas.

Após ser torturada juntamente com seu povo, ver suas filhas serem estupradas pelos soldados romanos, um após o outro e ver todas suas posses serem saqueadas, Boudica pediu força para Andraste e decidiu reunir todas as tribos celtas que viviam em briga entre elas e voltou-se contra o Império Romano com cerca de 100 mil celtas unidos.

Há relatos que Boudica soltava uma lebre como parte de uma oferenda à Andraste antes de começar uma batalha de forma que se os romanos matassem o animal, a Fúria da Deusa seria desperta, e Andraste lutaria lado a lado com os celtas.

O primeiro ataque celta foi direcionado contra Camulodunum (Colchester – situada no Leste da Inglaterra, é a cidade romana mais antiga da Grã-Bretanha) forçando os romanos a fugirem para Londinium (Londres). O fato dos celtas rebelarem-se novamente contra o Poderio Romano já foi um grande tapa na cara dos romanos, que consideravam supremos senhores das batalhas, tinha disciplina, melhores armas e seus Deuses os auxiliavam, mas o fato de que toda essa horda de selvagens estranhos e indisciplinados serem comandados por uma mulher fez com que Gaius Suetonis Paulinus, governador da Britania, fugir com sua legião principal, deixando muitos para trás.

Em Londres todos velhos guerreiros romanos deixados para trás não foram pareôs para o ataque do exercito de Boudica, a cidade foi destruída, queimada e todos seus habitantes foram passados pelas espadas e machados celtas. Depois Boudica dirigiu-se para a cidade de Verulamium (St. Albans – situada ao sul do condado de Hertfordshire) e mais uma vez destruiu uma cidade ligada aos romanos, alguns conseguiram fugir da Ira de Boudica, mas a cidade foi igualmente destruída.

O Governador Gaius reagrupou suas tropas em West Midlands (localizada ao centro da Inglaterra) e enfrentou a Rainha Boudica, tornando este encontro em a Batalha em Watting Street (um antigo rastro na Inglaterra e no País de Gales) no ano de 60/61 D.C, quando Boudica tinha cerca de 90 anos de idade. Nesta batalha os romanos contam mais 10 mil soldados e os britânicos, e ps celtas possuíam cerca de 100 mil guerreiros segundo Tácito e cerca de 230 mil segundo Dião Cássio e mesmo assim os romanos obtiveram a vitória sobre os celtas. Uma verdadeira carnificina onde cerca de 80 mil celtas e 400 romanos perderam suas vidas durante a batalha.



A Rainha Boudica sobreviveu a Batalha de Walting Street e faleceu logo depois se envenenou em sua casa. Os celtas fizeram para ela um grande enterro, digno de uma heroína, tal como ela foi. Segundo uma lenda popular, Boudica está enterrada em baixo das plataformas da Estação de Reis Cross. Além disso, na cidade de Londres há uma estatua em sua honra próximo do Big Ben.


Recomendo a todos o filme A Rainha da Era do Bronze de 2003, um filme Romeno dirigido por Bill Anderson e estrelado por Alex Kingston (Alpha Dog), Steven Waddington (O Ultimo dos Moicanos) e Andrew-Lee Pots (Alice).

"Ao Norte existem luzes sagradas para onde os espíritos vão descansar, 
Onde os Deuses descansam, onde não há passado nem futuro."


2 comentários:

  1. Uma dúvida referente ao odinismo: O que o odinismo diz a respeito de vida em outros planetas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá não existe nenhum registro sobre esse tipo de visão no Odinismo, porem, hoje com um assunto como este ser mais presente no dia-a-dia pode ser que grupos tenham pensado e discutido sobre isso formando opiniões próprias, eu sinceramente nunca me foquei ao pensamento de como a religião ditaria isso, e se tiver alguma opinião sobre mudará de Kindred para kindred.

      Excluir