Pesquisa Nibelung´s Alliance

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Escrita Celta V


Bom galera, sei que prolonguei por mais sobre este assunto, hoje será meu penúltimo post sobre a Escrita Celta.
 Já mostrei para vocês as quatro classes das letras deste idioma e hoje vou mostrar-lhes a ultima classe e a pontuação usada nesta escrita.


 Aicme Forfeda, é a ultima classe e nela consta uma letra a mais, a Peith, o que é na verdade uma curiosidade.










Éabhadh - representa a junção das letras E e A, se tornando EA, também chamada de Coad e sua arvore é o Alamo Branco, arvore da família das Salicaceae. Esta diretamente ligado ao conhecimento do passado, presente e futuro. Representa Imbolc.






Ór - representa a junção das letras O e I, se tornando OI, também chamada de Gold e sua arvore é o Evônimo, um arbusto cheio de folhas brilhantes, de sua madeira é feita o carvão utilizado em desenhos. Está diretamente ligado ao encanto da vida, a inteligência e a doçura. Representa Beltane.




Uillean - representa a junção das letras U e I, se tornando UI, também chamada de Elbow e sua arvore é a Madressilva, arvore da família das Caprifoliceae, uma trepadeira em forma de arbusto que pode chegar a ter até dez metros de altura, muito encontrada na Noruega e Suécia. Está diretamente ligada a todos nossos segredos que guardamos apenas para nós e os Deuses. Representa Lughnasadh.




Eamjancholl - representa a junção das letras A e E, se tornando AE, também chamada de Mor e sua arvore é a Hamamélis, arvore da família das Hamamelidaceae, arvore muito cultivada no Norte do Canadá rica em propriedades anti-inflamatórias. Está diretamente ligada ao Mar e tudo que a agua nos traz, como proteção, purificação e a beleza da vida. Representa Samhain.





Ifín - representa a junção das letras I e O, se tornando IO, também chamada de Pion e sua arvore é a Groselheira, arvore da família das Grossulariaceae, um arbusto que cresce até três metros de altura e possui galhos repletos de grossos espinhos. Está diretamente ao conhecimento antigo passado de geração à geração. Representa Lughnasadh.







Curiosidade

Peith - representa a letra P, como não havia a letra P na língua Irlandesa, o cristianismo ao longo do tempo a   introduziu de forma a passar para seus convertidos toda sua história. Por isso está não tem nenhuma relação com arvores ou significados para nós. No entanto ela pertence à Acme Forfeda.

Pontuação



Eite - usado no início dos parágrafos ou mesmo frases.

Spás - usado para demonstrar que uma palavra terminou e outra irá começar, isso ajudou muito nas traduções.

Eite Thuathail - usado no final dos parágrafos ou mesmo frases.






Nenhum comentário:

Postar um comentário