Pesquisa Nibelung´s Alliance

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Hymiskviða parte 1

Todo Aesir deve comer, para que todo Aesir coma deve haver comida, para haver comida deve-se caçar... Em um belo dia Thor e seus amigos caçavam, depois de coletar dúzias de javalis os Tivar decidiram que gostariam de tomar um bom hidromel antes do jantar. Não muito longe dali estava Aegir, Deus dos mares e Jotun amigável aos deuses, que era o único responsável pela preparação do hidromel dos Aesir, sentado perto de seus caldeirões descansando feliz da vida quando viu se aproximarem os Tivar. Thor se aproximou do amigável Jotun e lhe exclamou "Tu deves preparar frequentemente hidromel aos Aesir".

Aegir muito irritado com o comentário desnecessário do filho de Odin, pensou em vingar-se e logo pediu a Sif que manda-se seu marido buscar um grande caldeirão, um suficiente para preparar muito hidromel aos Tivar, mas Thor fora incapaz de conseguir a encomenda de Aegir. 

Tyr, ao ver seu nobre irmão sofrer, aconselha Thor sobre a localização de um caldeirão descrito pelo Jotun "Ao leste de Élivágar o sábio Hymir habita no fim do céu, meu feroz pai tem um caldeirão lá, esse espaçoso recipiente tem uma légua de profundidade.", no mesmo instante Thor o questiona se é possível concluir a tarefa e prontamente Tyr lhe responde que apenas se a astucia for usada. Ambos dirigiram-se a casa de Egil. Tomaram para si os bodes com chifres mais esplendidos e dirigiram-se a casa de Hymir.

Lá Tyr conheceu sua avó e detestou, a velha tinha novecentas cabeças, Frilla mãe de Tyr com as sobrancelhas espantadas e coberta em ouro lhe trouxe hidromel já pedindo que ambos se escondessem atrás de um caldeirão, pois seu marido costumava ser muito grosseiro e mal humorado com convidados. 

Logo o gigante de coração frio, Hymir, chega de sua caçada com pingentes de gelo em seu pescoço e a barba congelada, Frilla lhe fala "Salve Hymir, o de pensamentos felizes! Seu filho veio ao seu salão. Por quem nós esperamos está de volta depois de uma longa jornada. O amigo dos homens chamado Véurr o acompanha."
No olhar do gigante o pilar se quebrou em dois, oito caldeirões se destroçaram ao cair do pilar, apenas um de ferro se manteve inteiro, então eles deram um passo a frente e o velho jotun contemplou seus inimigos, ficou inquieto ao ver Thor em seu rescindo, conhecido como a tristeza dos Gýgjur, o deus que esmada todos os gigantes de gelo que encontra, mas logo mandou matar três bois e que fossem assados, Thor comeu dois bois inteiros antes de dormir, a fome do Tivar parecia muito grande para o amigo de Hrungnir. Hrungnir fora convidado para Asgard após perder em uma corrida de cavalos para Odin, onde ficou bêbado folgado, os Aesir cansados dos abusos chamou Thor para esmagar o gigante amigo de Hymir. 

Ao notar a fome do filho de Odin, o anfitrião, exclamou "Nós teremos que ir caçar, se nós três esperamos ter algo para comer ao entardecer!" Thor prontamente lhe disse que gostaria de pescar e que entraria prontamente no oceano se o Jotun lhe desse uma boa isca, "Vá até o rebanho, se você ousa, e procure uma isca, destruidor dos gigantes das montanhas, é isso que espero, eu acho que será fácil para você conseguir uma isca de meus bois" disse Hymir, e Thor rapidamente foi para a floresta onde encontrou um boi negro e o domicílio dos chifres ele arrancou, ao ver a isca escolhida pelo Tivar foi exclamado pelo gigante "seu trabalho parece muito pior, mestre do barco, que quando tu estavas sentado." O senhor dos bodes mandou que o parente dos macacos guiasse o cavalo das ondas mais longe possível, mas Hymir tinha pouca vontade de remar demais, e mal humorado o Jotun jogou sua isca no mar e logo puxou duas baleio em apenas um único anzol, mais a popa o filho de Odin astuciosamente preparou seu equipamento de pesca, afirmou a cabeça do boi no anzol, aquele que o Tivar odeia e se posiciona abaixo circulando todas as terras mordeu o anzol, o guardião dos homens corajosamente puxou para cima a serpente venenosa a bordo do barco e lhe golpeou violentamente o alto da cabeça com seu martelo.

(Nessa Edda, Hymiskviða, Tyr diz ser filho de um Jotun mas em Snorri Tyr é dito como filho de Odin)
(Elivágar é um dos os rios venenosos que correm da fonte Hvergelmir no Ginnungagap)

Continua...

Um comentário: