Pesquisa Nibelung´s Alliance

sexta-feira, 1 de junho de 2012

O Elmo Torslunda e Divergências na crença Odinista


    Olá a todos seguidores e leitores da Nibelung’s Alliance o texto a seguir se trata de uma visão pessoal   espero poder abrir a mente de todos e fazê-los refletir um pouco com o ponto de vista adotado por mim e  meu Kindred. Como eu disse por se tratar de um ponto de vista especifico não degrine de forma alguma a  posição Neutra do Blog.

 Existem diversos pontos na crença Odinista que gera muita discussão, a forma de interpretar certo acontecimento o a visão sobre um documento ou objeto de valor histórico gera tanta polemica, mas como saber qual desses pontos de vista seguir? Simples! Não Sabemos. Hoje independente de grupos os pontos de vista de todas as pessoas interfere bastante, por exemplo, seguir com base em relatos atuais vendo mais como estudo do que como religiosidade, ou com base apenas nos antigos contos, ignorando relatos importantes que hoje podemos analisar com mais clareza, no fundo a junção dos dois é importante, mas “Eu” acredito que sempre devemos ter com base a histórias dos antigos e depois tiramos o proveitoso das mesmas, devemos analisar com bastante clareza os documentos que temos, mas nunca desmerecendo os relatos dos antigos.

 Que existem divergências entre grupos isso não é mistério, podemos ver diversas controvérsias em uma só História, mas devido a tantas fontes que hoje temos todos procuram uma única verdade, analisando cada ponto de vista pra chegar a algo em comum, eu acredito que este não é o caminho, vamos citar um exemplo de pontos de vista de tribos para tentar entender melhor o que estou dizendo.

 O Elmo Torslunda

 Para quem não conhece é um elmo encontrado na Suécia datado de cerca de 700 d.c, em uma das chapas do elmo vemos o que seria o Deus Tyr prendendo o Lobo Fenrir. Mas se Analisarmos conforme o trabalho de autoria de Marcio Alessandro Moreira, veríamos Thor prendendo Fenrir e não Tyr. Em seu trabalho Marcio Alessandro nos lista motivos para tomarmos Thor como a figura amarrando Fenrir.



   01 - Na imagem o personagem possui DUAS MÃOS.
   02 -  O personagem usa LUVA (arma de uso exclusivo  usado apenas por  Thor).
   03 -  O personagem usa um CINTO (arma de uso exclusivo de Thor).
   04 -  O personagem usa um MACHADO (o machado e o Martelo são armas sagradas de Thor).
   05 - O poema Þórdrapá (ano 1000 d.c) chama Thor de “O Apertador de Gleipnir” e desse modo, confirmando que foi Thor que amarrou Fenrir, o que faz sentido, pois todas imagens encontradas de Tyr o mostram com a mão na boca do Lobo.

 O trabalho que vemos gera uma discussão já que todos veem Tyr como quem teria aprisionado Fenrir, aqui vemos outro ponto de vista, Tyr teria sacrificado a mão para que Thor prendesse o monstro ou vendo o fracasso de Tyr ao prender o Lobo Thor teria ido encerrar o trabalho, ou nenhum dos dois e seguimos acreditando que Tyr teria prendido Fenrir, sacrificando sua mão para tal Feito.

Aqui vemos um ótimo exemplo de divergências na crenças, entre pessoas e Kindreds. Nó Próximo post falarei mais sobre pontos de Vista que se divergem lembrando sempre que o que cito vem de mim Tiago  Maglor não denegrindo o lado Neutro do blog de apresentar tanto a crença Odinista quanto a Celta. 


Hagl Æsene og Vanene!    
   




Um comentário:

  1. Interessante abordagem! Realmente, há grande divergência entre os grupos de crença Odinista, mas concordo com você e acredito que devemos sempre ter nossas próprias interpretações baseadas nas histórias antigas. Aguardarei o próximo post!

    ResponderExcluir