Pesquisa Nibelung´s Alliance

sábado, 9 de junho de 2012

Escrita Celta I


Sítios arqueológicos encontraram algumas lascas de árvores com alguns símbolos, os mesmos utilizados pelos Irlandeses em 600 d.c, o conhecido alfabeto Ogham, o alfabeto das árvores criado pelo Deus Ogma.


Dividido em cinco categorias com cinco letras cada uma, mais uma categoria com quatro letras, este alfabeto era utilizado para escrever a história local, como varetas de adivinhação ou até mesmo alguns encantamentos. O texto era escrito da esquerda para a direita e de baixo para cima, segundo especialistas.

Hoje este alfabeto é utilizado por certos Clãs em suas comemorações ou rituais, na confecção de um amuleto ou gravação de uma proteção. A seguir esta uma breve descrição de cada letra da primeira classe e de sua simbologia.
         
Aicme Beithe









Beith – representa a letra B e sua arvore é a Bétula, da mesma família que o Carvalho e a Aveleira, trata-se de um arbusto encontrado no Hemisfério Norte. Está diretamente ligada ao inicio de novos ciclos e também e a arvore que representa o primeiro mês do Ano Celta, o mês de Novembro.











Luis – representa a letra L e sua arvore é a Sorveira, arvore da família das Rosaceae é um arbusto que pode chegar até três metros de altura. Diretamente ligada a proteção contra encantamentos e ajudando nos campos de riqueza e controle de nossos sentidos. Representa o segundo mês do Ano Celta, o mês de Dezembro.











Fearn – representa a letra F e sua arvore é o Amieiro arvore encontrada em regiões ribeirinhas, sendo muito resistente a água e é muito utilizada na confecção de guitarras porque tem como característica um som mais aveludado e com grave profundo. Diretamente ligado a proteção e orientação era muito utilizada pelos druidas como varetas de adivinhação. Representa o terceiro mês do Ano Celta, o mês de Janeiro.










Sail – representa a letra S e sua arvore é o Salgueiro, também conhecido como Chorão, sua casca pode ser utilizada para produzir a aspirina e sempre esteve presente nas culturas antigas, seja na romana como consagração a Juno ou até mesmo na China, como sinônimo de imortalidade, está arvore traz em si muitos mistérios e para os druidas sempre seus rituais de esclarecimento ou para as sacerdotisas nos ritos lunares, eram realizadas as cerimônias num espaço a céu aberto próximo de um Salgueiro. Representa o quarto mês do Ano Celta, o mês de Fevereiro.





Nion – representa a letra N e sua arvore é o Freixo arvore da mesma família das oliveiras podem chegar até vinte e cinco metros de altura, suas folhas são utilizadas no tratamento de reumatismo e até mesmo no controle a alta temperatura corporal de um enfermo e sua madeira é usado também na produção de guitarras devido seu som estridente e também do Bodhran. Ligada ao Outro Mundo, estabelece a nossa conexão com os Deuses. Representa o quinto mês do Ano Celta, o mês de Março.



Um comentário: