Pesquisa Nibelung´s Alliance

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Idioma Celta


Ola galera hoje vai falar um pouco sobre os mistérios que envolvem o Celtismo e seu povo.

Em primeiro lugar, o que tornou difícil o conhecimento sobre os Celtas, foram os próprios Celtas e seus Druidas, que por proibirem qualquer forma de escrita de seus conhecimentos, o que conhecemos hoje é considerado apenas como um filtro passado de geração a geração.

Os arqueólogos adoram remontar o passado e cada semana se vê na televisão ou na Internet sobre novos sítios arqueológicos, mas já se perguntou o porquê é difícil ou quase nulo o numero desses sítios serem Celtas? Afinal sabemos como os grandes chefes, sacerdotes e guerreiros eram enterrados junto com seus pertences, mas o que mais é possível dizer dos Celtas ao remontar o passado através de fosses ou evidencias arqueológicas?

Recentemente foi encontrado um tesouro de 293 moedas celtas feitas de prata na região da atual Suíça que esta sendo considerada a descoberta arqueológica mais importante já realizada na Suíça, com o tesouro que datam entre os anos 80 e 70 a.C.

Mas afora destes tesouros, pouco se sabe dos Celtas, de onde surgiu sua escrita e seu idioma?
Mesmo depois de tantos anos e séculos terem se passado, o Idioma utilizado pelos Celtas continua vivo, isso mesmo.  Apesar de não ser necessariamente considerado como Idioma Celta, é certo que este era o Idioma Indo-Europeu foi utilizado pelos celtas.

Esse povo ao migrar para o Oeste foi dividido em novos grupos pelos filólogos, considerando então assim eles como: Celtas, Helenos, Germanos e Italiotas. Ou seja, todos são descendentes de Indo-Europeus, mas devido sua migração para lugares diferentes, isso gerou uma nova cultura para cada grupo. Devido os Celtas ter se expandido por muitos lugares, novos idiomas foram surgindo variando de sua língua nativa, alguns desses idiomas já se perderam pelos séculos, mas muitos ainda estão presentes no dia-a-dia de seus descendentes.

O Idioma Celta que mais conhecemos é com certeza o Gaulês, mas esse nunca foi um idioma único, como todo paίs tem sua própria diferenciação lingüística, o mesmo houve antes. No entanto esta linguagem gaulesa seria diversa da que ouvimos hoje dos Gauleses, devido a todos seus dialetos e mudanças temporais. Tal é assim que a palavra que conhecemos como Mabon em Gales Antigo são Maponos e Samhain que é uma palavra irlandesa, mas que sempre esteve presente no dia-a-dia céltico, em Gales Antigo é Samonios.

Com o avanço da Dominação Romana, o Gaulês foi se dissipando e hoje apenas inscrições não dão a confirmação de sua existência, mas houve outros Idiomas iniciados pelos Celtas, como os Celtas chamados Goidélicos que foram para a Irlanda e os Celtas chamados Britonicos, que foram para a Bretanha. 

Bom galera por hoje é isso, continuem nos acompanhando!



Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. 
Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida. 


2 comentários:

  1. Olá embora tenha dado relatos de que ainda existe o idioma de origem Celtas, e seus derivantes de onde surgiu em si sua escrita e idioma? de onde veio? é verdade que os druidas tinham uma escrita própria?

    ResponderExcluir
  2. Sobre o idioma celta nao há relatos certos sobre onde exatamente surgiu como o Ingles que é da Inglaterra. Muitos estudos mostram que esse povo chamado de Celtas surgiram na Europa proximo do Mar do Norte e até mesmo na Asia Menor, mas na Irlanda e na Grã-Bretanha temos um idioma nativo muito proximo do que teria sido o idioma Celta.
    E sim os druidas tiveram sim uma escrita propria, o que sera meu proximo assunto para um post aqui.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir