Pesquisa Nibelung´s Alliance

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Final de Um Ano, o Halloween


No dia 31 de outubro é celebrado em quase todos os países o Halloween, dia das Bruxas exatamente na véspera do Dia de Todos os Santos, uma data cristã que está diretamente ligada ao Celtismo. Nos antigos tempos o dia 31 de outubro era considerado pelos celtas como o ultimo dia de verão e dia primeiro de novembro era, portanto, o primeiro dia do ano.

Para os celtas o dia 31 era considerado um dia de morte e nada era mais esperado que o amanhecer do próximo dia. Eles acreditavam que no ultimo dia de verão, o véu se rompia e as criaturas do outro lado poderiam vir nos visitar. A questão é que estes seres eram muito imprevisíveis e famintos, por isso era erguida uma grande fogueira no centro das aldeias e oferecidas às melhores comidas e bebidas a fim de acalmar essas criaturas.



Muitos se escondiam em suas casas e utilizavam mascaras terríveis ou mesmo sangue de algum animal em seus rostos para não serem reconhecidos pelas criaturas do outro lado do véu. Quando o Sol surgia no dia 1 de novembro essas criaturas eram tragadas para seu lado do véu e assim nossa civilização estaria a salvo.

Na idade média este dia passou a ser considerado o Dia das Bruxas como referência de ter praticado por pagãos, mas nesta mesma época o Cristianismo para acolher os pagãos à sua religião criaram o Dia de Todos os Santos no dia e no dia 2 de novembro o dia dos Finados, que é uma celebração para os mortos da mesma forma que dia 31 de outubro é o dia dos mortos e do fim de mais um ciclo da Natureza.

No Hemisfério Norte este dia é chamado também de Samhain e é um dia dedicado a festejos e celebrações aos ancestrais que nos aguardam do outro lado do véu.



"O porto é o lugar mais seguro para um barco, mas o barco não foi feito para ficar lá: seu destino é navegar."


2 comentários:

  1. Muito interessante, Parabéns. Há outras datas conhecidas com significado Celta?

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, saber que vocês se interessam e participam se tornaram um enorme prazer para mim.
    Há outras datas sim e conforme forem acontecendo irei postando ^^

    ResponderExcluir