Pesquisa Nibelung´s Alliance

sábado, 9 de julho de 2011

Sucellus


Olá galera, depois de uma série de acontecimentos em minha vida neste ultimo mês, estou de volta para falarmos um pouco mais sobre a Cultura Celta. Até hoje apresentei a vocês os Deuses mais conhecidos na Comunidade Celta e alguns muito cultuados na Irlanda. Hoje falarei sobre o Deus mais cultuado na Gália: Sucellus.

A Gália nada mais é do que um termo usado pelos romanos para se referir as terras celtas na Europa Ocidental e hoje seria formada pelos países da França, partes da Bélgica e da Alemanha e Norte da Itália e é dividida em duas regiões: Gália Cisalpina (os Alpes e a Itália) e Gália Transalpina (França e demais países. Era na Gália que havia anualmente a Assembléia dos Druidas.


Voltando a falar de Sucellus, ele é o Deus Celta Gaulês da agricultura, fertilidade, cura e das florestas, é considerado como o rei dos Deuses. Seu nome significa “Aquele que Bate Forte” e normalmente é representado usando uma coroa de folhas na cabeça e próximo dele sempre há um cão de caça. A região de maior adoração desse Deus com certeza é ao Norte da Gália.




Casado com a Deusa Nantosuelta, a Deusa da Natureza da Gália, às vezes também é descrito como um homem barbudo de meia-idade usando uma túnica e segurando em uma mão um grande martelo de cabo longo, que era usado para bater na terra, acordando as plantas e anunciando o início da primavera e na outra mão segurando um pote ou frasco que representa o armazenamento de toda a produção agrícola daquele ano.


Uma curiosidade deste Deus é que ele também era cultuado pelos Lusitanos que na Idade do Ferro ocuparam o Oeste da Península Ibérica antes de ser atacado pelos romanos, um povo que deixou pouco registro de sua estadia em nossa história.










"Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora."

Nenhum comentário:

Postar um comentário