Pesquisa Nibelung´s Alliance

terça-feira, 19 de julho de 2011

Simbologia Céltica


Olá galera hoje vou falar um pouco sobre alguns símbolos utilizados pelos Celtas. Para dar uma relaxada
sobre o Panteão Céltico.


ANEL DE CLADDAGH: Feito pela primeira vez em Galway na Irlanda e seu design é duas mãos segurando um coração, com uma coroa por cima. Há uma lenda na Irlanda em que diz que um jovem rapaz da cidade de Galway foi raptado por alguns piratas e pensando em sua amada, ele desenhou um anel para demonstrar o que sentia por ela. Representa o Amor (coração), a Amizade (mãos) e a Lealdade (coroa).



 

CHALICE WELL: Acho que todos aqui já ouviram falar no Santo Graal, o cálice usado na ultima ceia, mas os que poucos sabem que é um símbolo Celta repassado de geração em geração onde apenas homens puros poderiam ter acesso a esse cálice em alguns rituais o cálice é substituído pela Sacertodisa onde apenas os integrantes mais elevados do clã ou coven se dirigem. Tratando – se de um cálice, acredita-se que ele está submerso em um lugar encantado chamado Chalice Well, “O Poço do Cálice” que é guardado por fadas e duendes.

 

 


CRUZ CELTA: Criada antes mesmo do Cristianismo, muito encontrada na Irlanda, Bretanha, Gales, Escócia e Cumbria, hoje este símbolo está ligado a grupos extremistas caucasianos, mas a Cruz Celta trata-se de uma cruz com os quatro lados iguais com um anel fixado por trás. Representa o Equilíbrio, igualdade e harmonia dos elementos da natureza e seu circulo representa a continuidade do que tem que deve ser feito.


PENTAGRAMA: É uma estrela de cinco pontas e está relacionado a varias entidades pagãs, mesmo tendo um nome grego os primeiros vestígios encontrados foram encontrados na Roma Antiga como uma forma de culto a Venus. Está ligada à Astrologia, Matemática e varias formas de oráculo, mas de uma forma geral e mais abrangente o Pentagrama representa os quatro elementos (ar, água, fogo e terra) e para os Celtas, representa também o quinto elemento, o espírito, sendo representado pela ponta superior. Em volta do Pentagrama também há um circulo que representa o infinito, o inicio e o fim de tudo e todos.


 
TRISKLE: Com certeza o símbolo mais utilizado pelos Celtas, representa as três fases divinas da Deusa: Donzela, Mãe e Anciã, e também os três estágios da vida: Nascer, Viver e Morrer. Ele é uma espécie de estrela de três pontas que geralente sao cuvadas, dando a sensação de movimento, já que tudo no mundo está sempre em movimento, mesmo as pedras nunca estão paradas, por que pertencem à um Propósito Maior regido pela Grande Mãe.


“Um amuleto nada mais é do que a confiança que tem em sua fé”

7 comentários:

  1. ótimo post, não conheço muito de celtismo, gostaria de saber se vocês poderiam informar o significado dos simbolos celtas irlandeses como o trevo de 4 folhas etc...

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradesço, estou preparando um próximo post sobre isto, logo logo está no ar.
    Obrigado ^^

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post mas esse símbolos são os mais conhecidos poderia falar de outros menos acessíveis em outros sites?

    Grato

    ResponderExcluir
  4. Olá,estou com muita dificuldade em achar informações confiáveis sobre o significado dos animais,o que cada um representava e motivo pelo qual os guerreiros se espelhavam neles em batalhas.Especificamente Lobo,Javali e Urso.Também gostaria de saber se o termo "baresark" realmente existe e se existe que me explicassem um pouco sobre ele sobre seu real significado(também se eram criaturas metamórficas ou eram guerreiros).
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno para que entenda mais sobre os Berserkers leia a postagem grandes guerreiros e heróis http://nibelungsalliance.blogspot.com.br/2011/06/grandes-guerreiros-e-herois.html

      Quanto a simbologia do animais é meio que associada aos berserker, pelo menos quanto a urso e lobo, mas para mais informações espere e veremos sobre fazer um post explicativo, acompanha nossa pagina e vera assim que postarmos.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir