Pesquisa Nibelung´s Alliance

sábado, 7 de maio de 2011

Cernunnos

Olá galera, estive ausente por um tempo e por isto peço desculpas.
Dando continuidade aos posts célticos, hoje vou falar sobre o Deus Cernunnos.




 O Deus da fertilidade, geralmente representado por um homem de barba, com cascos e chifres. Em outras vezes é representado como o Senhor dos Animais, muitas vezes ao lado deles, os alimentando. Ele também tem o poder da mutação, podendo aparecer na forma de cobra, lobo ou cervo.




Em muitas subculturas ele é considerado o próprio parceiro da Grande Mãe, como é chamada a Deusa Dana, por estes grupos e apresentam o Deus nas formas de criança, jovem e ancião, tendo assim uma imagem triplica como da própria Deusa.





Cernunnos na forma de criança nos chega à primavera, trazendo a esperança renovada e a promessa de que dias melhores estão por fim. Representa também a alegria de viver e nos rituais há sempre muitas cores, danças e comidas em sua honra.






Como jovem, o Deus já crescido representa toda a vitalidade de sua idade e nos aparece no verão. Ele sempre está nos bosques e florestas, correndo de um lado para o outro e estando em maio aos animais que o respeitam e o seguem. Neste tempo ele conhece a Deusa e por ela se apaixona eternamente. Eles ficam juntos e tornam-se um só corpo, representando o equilíbrio do feminino e do masculino.






Em outono o Deus começa envelhecer e a ficar doente, está é sua forma de Ancião, trazendo sabedoria e nos fazendo refletir mais em nossos ideais e projetos. No inverno ele morrerá e por isso a Natureza também estará morta, de luto pelo seu Deus tão amado e neste momento a Deusa também está muito infeliz, mas sabe que logo ele renascerá como a criança da promessa, trazendo toda a felicidade ao mundo novamente.



"Eu também quero de volta à natureza. Mas essa volta não significa ir para tráz, e sim para a frente."


Nenhum comentário:

Postar um comentário