Pesquisa Nibelung´s Alliance

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Baldrs Draumar

La mort de Balder d'après by Christoffer Wilhelm Eckersberg

Baldrs Draumar (Os Sonhos de Baldr) ou Vegtamskviða é um poema Eddico,contido no
manuscrito AM 748 I 4to.Esse mito tem estreita ligação com a morte de Baldr,no
Gylfaginning.Esse poema contém 14 estrofes mas outros manuscritos tardios acrescentam
mais 5 estrofes.


01-Logo todos os Æsir estavam juntos na Thing*
e todas as Ásynjur* em debate.
Os poderosos Tívar* debatiam
por que Baldr tinha sonhos funestos.

02-Óðinn se aproximou,o velho Gautr*,
e colocou a sela sobre Sleipnir.
Ele cavalgou para abaixo de Niflhel,
e encontrou o cão de Hel*.

03-Ele estava avermelhado de sangue em seu peito
e latiu por muito tempo para o pai dos galdrar*.
Óðinn cavalgou adiante.A terra trovejava,
e Ele chego no alto salão de Hel.

04-Então Óðinn cavalgou para a porta oriental
porque ele sabia que a tumba da Völva* estava ali.
Sábio em feitiçaria,ele começou a cantar valgaldr*
até o corpo ser forçado a se levantar e falar.

05-"Que homem é esse quem eu não conheço
que tem aumentado meu sofrimento por sua jornada?
Eu estava coberta de neve,e batida pela chuva,
e encharcada com orvalho,eu estava a muito tempo morta."

06-"Eu sou chamado Vegtamr e sou filho de Valtam*.
Me diga sobre Hel.Eu sou um homem de Miðgarðr.
Para quem é o banco coberto com anéis,
na câmara que flui com abundante ouro?"

07-"Aqui está o hidromel preparado para Baldr.
Um escudo se deita sob a clara bebida.
Os deuses estão em desespero.
Eu falo por necessidade,mas agora eu estou calada."

08-"Não se silencie Völva!Eu questionarei você
até Eu saber tudo que quero saber.
Que ser será a ruína de Baldr
e roubará a vida do filho de Óðinn?"

09-"Höðr disparará um grande e famoso dardo.
Esse ser será a ruína de Baldr
e roubará a vida do filho de Óðinn.
Eu falo por necessidade,mas agora eu estou calada."

10-"Não se silencie Völva!Eu questionarei você
até Eu saber tudo que quero saber.
Que ser trará vingança contra Höðr
e enviará a ruína de Baldr* para a pira?"

11-"De Rind nascerá Váli nos salões ocidentais.
Este filho de Óðinn,com uma noite de idade,irá mata-lo.
Ele não lavará suas mãos,nem penteará seu cabelo,
antes de ouvir que o matador de Baldr* está na pira.
Eu falo por necessidade,mas agora eu estou calada."

12-"Não se silencie Völva!Eu questionarei você
até Eu saber tudo que quero saber.
Quem são as donzelas que choraram
e lançaram seus véus para os céus*?"

13-"Como eu pensava,você não é Vegtam.
Seu nome é Óðinn,o velho Gautr."
"Você não é Völva,nem mulher sábia
mas é a mãe dos três Þursar*."

14-"Cavalgue para o lar Óðinn,e seja orgulhoso.
Nenhum homem virá me chamar novamente,
antes de Loki estar livre,seus membros se soltaram de suas amarras,
e a destruição do Ragnarökr virá."

As Notas:
01/1* Thing é a assembléia dos povos nórdicos.
01/2* Ásynjur são as deusas.
01/3* Tívar são os deuses.
02/1* Gautr é traduzido como 'deus',em varias versões desse texto,mas é outro nome de
Óðinn.
02/4* Cão de Hel é Garmr.
03/2* Galdrar são feitiços,Óðinn é o pai dos feitiços.
04/2* Völva é vidente,profetisa.
04/3* Valgaldr são canções da morte.
06/1* Vegtamr é outro nome de Óðinn,Valtam aparentemente é outro nome de Burr (o pai
de Óðinn).
10/4* A ruína de Baldr é Höðr.
11/4* O matador de Baldr é Höðr.
12/4* Possivelmente se refere as Ásynjur ou Dísir ou Nornir ou outras divindades
femininas.
13/4* Essa referencia parece confirmar que ela é Angrboda que é a mãe de
Fenrir,Jörmungandr e Hel.

Trabalho de tradução: Marcio A. Moreira
Obrigado gente espero que tenha gostado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário