Pesquisa Nibelung´s Alliance

quarta-feira, 30 de março de 2011

Dainn, Dvalinn Duneyrr e Duraþrór

Oi galera, pois bem, estamos no meio da semana, e para quem sabe hoje é dia de post sobre criaturas nórdicas comigo, e hoje falarei sobre os quatro cervos que vivem à roer as raízes da grande árvore que sustenta os mundos a Yggdrasil, seus nomes são Dainn, Dvalinn, Duneyrr e Duraþrór.
Encontrados na maior referência da religião e cultura nórdica os Eddas poéticos, mais precisamente em Grímnismál, é a unica evidência da presença dos quatros cervos.


Há quatro veados que mordem os ramos

com os pescoços dobrados para trás.
Eles são Dáinn e Dvalinn,
Duneyrr e Duraþrór.



Como visto os cervos, vivem alimentando-se das ramas e das raízes da Yggdrasil, são representantes das 4 estações, mas há antropólogos e historiadores que afrimam que representem as quatro fases da lua.


Dáinn, seria o verão, ou a lua cheia, quando as folhas secavam ele iria à seu banquete, seria um cervo de grandes chifres e de imponência viríl.


Dvalinn é resentado como o outono, se alimentando das sobras de Dáinn, também representa a lua crescente, tem a forma de um veado pequeno, sempre buscando a imponência.


Duneyrr seria a representação do inverno e da lua minguante, da fome e da tristeza, ou também da coragem e da perseverança, ele reverencia ao próximo, com inveja e ardor, ams se curva para o seus próximo. É visto como um Cervo de pelagem branca, forma esguia e arisco.

Por ultimo chega Duraþrór, a representação da primavera e da Lua nova, não tão belo quanto seu sucessor, mas representa a fertilidade e a chegada das boas novas.


Todos os quatro vivem junto à serpentes que por sua vez devoram as raízes e tentam afastarlhes do fluxo de crescimento da Yggdrasil.
Toda informação contida aqui é controversa, afinal muitas são as representações para as 4 estações ou às 4 fases da lua. Além do mais, muito do que se sabe é um estudo aprofundado de um único verso e de algumas runas que se referem aos 4 cervos.


Então é isso galera, espero que tenham gostado do post, e se tudo der certo e o destino conspirar ao meu favor teremos, sexta, um post sobre um personagem famosíssimo tanto na cultura celta quanto na conteporaneidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário